Extração do dente siso: O que você precisa saber
Meus Posts
Muitas pessoas ficam com medo só de pensar em retirar os dentes do siso ( terceiros molares). Por isso estamos escrevendo este post, para ajudar a ter clareza sobre o procedimento, já que a extração do dente siso geralmente é simples.
Contudo, como qualquer cirurgia, é preciso ter alguns cuidados mencionados no post.
Veja a seguir quais são as situações propícias para fazer a extração, como funciona o processo de sedação e anestesia, qual a melhor idade para a remoção, o tempo do procedimento e quais as recomendações após a cirurgia.
Quais as situações para fazer a extração do siso?
Antes de tudo, vamos deixar claro que os únicos profissionais que podem realizar o procedimento são: cirurgião-dentista ou cirurgião bucomaxilofacial.
A extração do siso deve ser feita quando os dentes não nascem corretamente na boca. E como só o dentista tem o conhecimento se vai haver necessidade de realizar a extração, é preciso fazer uma avaliação com esse profissional a cada 6 meses, dessa forma é feito o diagnóstico.
Vejamos os acontecimentos mais frequentes que levam à extração:
dificuldade de acesso para a escovação, causando mau hálito e cárie;
os dentes do siso estão empurrando os dentes vizinhos;
há uma alteração na mordida ou na fala;
tais dentes não conseguem nascer pela falta de espaço;
os sisos estão com cárie ou doença periodontal recorrente;
os dentes do siso estão em contato com a raiz do segundo molar, prejudicando a higiene e causando cárie.
Qual a melhor idade para remoção dos sisos?
Embora a maioria das pessoas procuram o dentista somente quando esses dentes estão incomodando, a melhor idade para a extração é entre 15 a 18 anos aproximadamente, onde as raízes estão com 2/3 de sua formação e o osso é ainda maleável, facilitando a remoção.
O ideal é fazer um acompanhamento radiográfico a partir dos 15 anos para avaliar o melhor momento.
O dente siso não nasceu e não me incomoda, é preciso fazer a remoção?
Um dente deve estar na boca para realizar sua função, — se ele não nasce por falta de espaço ou qualquer outro motivo —, é visto como um corpo estranho dentro do osso que pode causar cistos, tumores e outros problemas.
Se não removido, deve ser acompanhado periodicamente por meio de radiografias.
Como funciona o processo de sedação?
O dentista pode utilizar vários artifícios para amenizar a ansiedade dos pacientes, — um deles é a sedação com medicação e a sedação consciente com Óxido Nitroso.O Óxido Nitroso, é um tipo de sedação onde o paciente relaxa permanecendo acordado e contatando o dentista. Resulta na diminuição do limiar da dor, causando um estado de conforto transoperatório que cessa logo após a remoção do gás.
Como funciona o processo de anestesia?
A anestesia é administrada local. Utilizamos um novo conceito de anestesia — um injetor computadorizado — onde a velocidade de injeção foi ajustada com precisão para evitar a dor. Ou seja, maior eficácia anestésica com menor dose utilizada, e melhor controle do tempo de permanência anestésica.
Qual o tempo do procedimento?
A duração varia conforme o grau de dificuldade da cirurgia e a quantidade de dentes que vão ser extraídos. De modo geral, é 30 minutos por dente, mas pode levar até 10 minutos dependo do caso.
Quais as recomendações após a cirurgia?
Confira alguns cuidados nos primeiros dias:
para ajudar a diminuir o inchaço e o sangramento, é importante fazer uma dieta líquida nos três primeiros dias, evitando alimentos quentes. Nos próximos quatro dias, a dieta deve ser pastosa;
é importante manter o sistema imunológico fortalecido, por isso, a alimentação deve ser nutritiva;
para não passar por um desconforto maior que o necessário, é fundamental tomar a medicação estabelecida pelo dentista;
outra recomendação é não fazer bochechos ou cuspir nas primeiras 24 horas;
no primeiro dia, a escovação deve ser mais suave evitando os dentes vizinhos dos sisos extraídos. No segundo dia, a escovação deve se manter suave em todos os dentes;
é fundamental não fumar nos primeiros sete dias;
para não ter efeitos colaterais, é preciso evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
ficar afastado de atividades físicas e não se expor ao sol no período definido pelo dentista, normalmente entre 1 a 2 semanas;
após sete dias da extração, o paciente deve retomar ao dentista para remover os pontos.
Por fim, agora que você já está mais esclarecido com relação à extração do dente siso, não fique sentindo desconforto e protelando o procedimento, agende com seu dentista o quanto antes e mantenha a sua saúde bucal em dia. A minha indicação para tal procedimento é a Dra. Bethyela Müller | Cirurgiã BucoMaxiloFacial | CRO SC 9645
Ficou com alguma dúvida? Pode deixar o seu comentário no post. Se não, ajude outras pessoas repassando essas informações. Compartilhe!
Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz | CRO SC 4758Unidade Pedra Branca (48)3283-0354 | WhatsApp: (48)99164-7898Acesse o Whatsapp neste link https://bit.ly/2Ly9SAR Unidade São Lucas (48) 3242-9420 | (48) 3033-5101 | WhatsApp: (48) 99136-7399 | (48) 99146-4763